Slide 1
Muito CUIDADO...!!! ...com a marca do seu baton
Slide 2
A denúncia veio assinada e com teste para quem desejar tirar suas duvidas. PARA QUEM USA BATOM Olhem só a importância deste documento ............................Confiram !!!
Slide 3
Homens: Não deixem de passar este informativo para suas esposas, filhas, namoradas, amigas ou colegas de trabalho. Mulheres: Atenção para o batom que usam. A Dra. Elizabeth Ayoub, é médica biomolecular e emitiu um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena. Recentemente a marca chamada 'Red Earth' diminuiu os preços de R$67,00 para R$ 9.90 ! Por quê? Porque continha chumbo. As marcas que contêm chumbo são:
Slide 4
Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar câncer. Depois de fazer um teste em batons, foi constatado nos batons da AVON o maior nível de chumbo As marcas que contêm chumbo são: NATURA-experimentei BOTICÁRIO-experimentei CLINIQUE ESTÉE LAUDER SHISEIDO RED EARTH (Lip Gloss) CHANEL (Lip Conditioner) MARK AMERICA MOTIVES LIPSTICK A V O N -experimentei
Slide 5
Eis um teste que você pode fazer: 1... Ponha algum batom em sua mão; 2...Com um anel de ouro esfregue sobre este batom; 3... Se a cor do batom mudar para preto, então você sabe ele contém chumbo.
Slide 6
Fique atenta para esses batons que supostamente têm uma fixação maior. Se seu batom fixa mais, é devido ao alto nível de chumbo. Na dúvida testem todos....
Slide 7
Obrigada. Ana Isabela Lopes Sales - Doutoranda - Área: Biologia Celular e Molecular do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular Bacteriana. Depto. De Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos. Vejam os teste com as ditas MARCAS...no site abaixo http://www.flickr.com/photos/jermann labs/2664011742/ Por favor, envie esta informação para todas as suas amigas.
PATRIOTAS
Há um ano
Por mais que a corrente seja um "boato" e que "oficialmente" se diz que o chumbo é controlado, na realidade, o chumbo é largamente utilizado em produtos em um mercado sem controle. Os consumidores devem perguntar-se por que razão jamais são informados por meio de recall sobre produtos tóxicos no mercado. Será que é porque todos os produtos cosméticos brasileiros são de excelente qualidade e não provocam câncer?
ResponderExcluirGente quem faz testes é o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ....É só questioná-los que saberão...Tem o site deles... Não acham que é um caminho mais seguro,sem deduções e sim analises?
ExcluirEles inclusive tem uma revista que sai de tempos em tempo com os resultados dos testes....Nós é que não buscamos informações antes de comprar..
http://www.inmetro.gov.br/
É um órgão competente
Esta página http://www.flickr.com/photos/jermann labs/2664011742/ não existe. E aí, como provar esta denúncia, onde estão os fatos que provam?
ResponderExcluirOuvir dizer que é boato.
sds,
Sara
Resposta da empresa Avon dada a outro blog:
ResponderExcluirSão Paulo, 16 de novembro de 2008
Ao site Reclame Aqui
Defesa do Consumidor
Sempre preocupada com o melhor atendimento de seu cliente, a Avon agradece a oportunidade de se manifestar neste canal de comunicação sobre o caso da Sra. Zilda Aparecida Petrucci Fernandes.
Há mais de dois anos tem circulado pela Internet uma mensagem que coloca em dúvida os consumidores sobre a possibilidade de existência da substância chumbo em batons de diversas empresas em dosagens que provocariam danos à saúde. Sobre esta questão, com intuito de esclarecimento à população, a Avon informa que são realizadas avaliações quanto à segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas na matéria-prima. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos, que conta com mais de 300 cientistas.
Em relação à mensagem Cuidado com seu batom, ou Chumbo no Batom, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.
Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (Parte Por Milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica), não causando nenhum dano ao usuário deste tipo de produto.
O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (como o chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria.
Destacamos que estamos à disposição para esclarecer dúvidas relativas aos produtos e serviços prestados, bem como para receber sugestões, por meio do telefone 0800 708 2866 (0800 708 AVON), de segunda a sábado das 8 às 20 horas ou pelo site www.avon.com.br.
Atenciosamente,
Júlio Lopez
Gerente do Call Center
Avon Cosméticos
A utilização do acetato de chumbo foi proibida pela Resolução RDC nº 215/05 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido as divergências quanto à nocividade à saúde.
ResponderExcluirResposta da Dra. Ana Isabela Lopes Sales
ResponderExcluirBoa tarde Adilson!!
Isso é mais um boato mm!!
Grata
Isabela
====================================================
Dra. Ana Isabela Lopes Sales
PhD em Biologia Celular e Molecular - FMRP - USP
Pós-doutoranda do Laboratório de Química Medicinal e Computacional
CBME - IFSC - USP
Pelo que entendi, a avon usa mesmo chumbo na confeccao de batons. Ou estou enganada?
ResponderExcluirNão é que adicionam chumbo, o problema é que parte da materia prima utilizada pode conter residuo de metais pesados, um deles o chumbo, ai é que entra a lei que regulamenta os níveis permitidos.
ResponderExcluirColocaram agua oxigenada e soda caustica no leite longa vida e o governo só avisou 6 meses depois, durante esses 6 meses continuaram vendendo do mesmo jeito. No Brasil ainda se vendia Naldecon que ja era proibido nos EUA fazia anos, e aqui ainda se vende Diclofenaco de Sodio, o famoso Voltarem que é proibido nos EUA há anos.Os Brasileiros são cobaias das multinacionais que trazem lixo toxico pra testar aqui.
ResponderExcluirÉ bom saber que tanto a água oxigenada "H2O2", como a soda caustica - Hidróxido de sódio "NaOH", são normalmente utilizados na industria alimentícia. O problema é que foram utilizados para mascarar a qualidade do produto!
ExcluirNão sei se existe algum fundamento científico para o teste proposto pelo e-mail. Mas uma colega minha fez e deu positivo. Também não sei se realmente identifica o Pb ou talvez outra substância ou produto. O que eu gostaria de ter era certeza de que eu posso usar estes produtos sem receio.
ResponderExcluirTambém lí a resposta da Avon e em nenhum momento percebi por parte dela uma negação da presença de chumbo em seus produtos. Achei a resposta evasiva, vaga. Está na hora do consumidor brasileiro cobrar mais, tanto das empresas que lucram em nosso país como das autoridades que deveriam zelar pela segurança do que é vendido a população.
ResponderExcluirEu sempre usei aquele batom 24h, desde os meus 18 anos. Em 2006 foi descoberto um câncer de mama. Operei mas ainda estou em tratamento. Só agora descobri essa informação a respeito do chumbo nos batons. Lamentável!! Não uso mais nenhum batom sem fazer o teste. Encontrei chumbo no batons mais caros da natura e avom! Estou nas mão de Deus! Izabel
ResponderExcluirAdilson, muito grato pelo serviço prestado!
ResponderExcluirApesar de ser um pouco "(...) evasiva, vaga" - como postado pelo Anônimo de 28 abr 2011 - a empresa Avon admite sim a possibilidade de resíduos advindos da matéria-prima. E conforme o próprio Adilson postou, em 11 nov 2010: "A utilização do acetato de chumbo foi proibida pela Resolução RDC nº 215/05 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido as divergências quanto à nocividade à saúde."
Portanto, pode haver resíduos, mas em níveis muito baixos, que não causam risco à saúde.
O suposto teste pode estar "resultando positivo" por outros fatores. Lembrem que cosméticos são compostos de várias substâncias, e qualquer uma delas está sujeita a reagir com ouro ou qualquer outra coisa.
Desconfiem mais desse tipo de "informação bombástica" que só alguns ficam sabendo.
Há discussões sobre a base científica do perigo do chumbo em cosméticos, mas pergunto a todos: será que é possível provar se é tóxico ao ser humano ou não com estudos científicos que não levam em consideração longos períodos de exposição e a complexidade de cada ser humano. Também, estudos ciêntíficos são fácilmente manipuláveis. temos que ver quem financiou e quem realizou o estudo. Outro ponto é que alguns textos da Anvisa e de muitas empresas brasileiras ou de atividades no brasil se baseiam em estudos e regulações do Food and Drug Administration (FDA)(orgão gorvenamental dos EUA)para argumentar a seguridade do uso da substância x, do elemento químico y e/ou do contaminante z, mas se procurarem artigos ciêntificos e não-científicos em inglês verão enormes críticas à regulação deste orgão por declarar níveis "seguros" de contaminantes. Também encontrarão centenas de verdades que não chega à maioria dos brasileiros. Devemos também nos perguntar para que brigar em torno de algo tão incerto como o uso de chumbo em cosméticos. Será que deveríamos estar utilizando chumbo em qualquer quantidade em nosso corpo? Se é tão incerto o uso ou se uma quantidade x pode ser prejudicial por que deveríamos utilizar tal químico? Por que deve haver "níveis seguros" de um contaminante? Será que existe tal nível. Para que deveríamos encher nosso corpo de "níveis seguros". Jeff
ResponderExcluirConcordo 100% com o que o Jeff falou, se fizer o teste e der positivo não quero nem saber quem disse o que, não uso e pronto, não me interessa se é chumbo ou outra porcaria, nem se os ditos níveis são seguros, quem garante? O mesmo q ta louco para te vender? Vai saber quem esta por detrás de toda essa "rede". O problema é que o consumidor não é levado a sério e a única maneira seria não comprar, aí sim obrigariam eles a pensar a respeito pq quando o dinheiro parar de entrar eles vão pensar!! Podem ter certeza disso. Simone
ResponderExcluirSugestão...Que tal mandar para o fantástico, assim eles fazem as investigações cabiveis...
ResponderExcluirNão...quem faz testes é o Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ....É só questioná-los que saberão...Tem o site deles
Excluirhttp://www.inmetro.gov.br/
É um órgão competente
Então qual batom podemos usar?
ResponderExcluirBoa sugestão do anônimo(22/11/11). em enviar para o Fantástico ou no Domingo Espetacular; quem sabe assim haja uma investigação séria
ResponderExcluirBom, todo produto deve, por lei, conter no rótulo os ingredientes utilizados na fabricação, além das quantidades. Senhoras, o batom vem com tal discriminação de ingredientes? Ou é igual a composição de certos refriferantes, cuja composição química está em código indecifrável?
ResponderExcluirSe vou comsumir algum produto e o rótulo vem escrito, contem A2II, é evidente que deixarei de lado tal produto, por melhor que seja, ou a propaganda nos faça crêr assim. ora, que porcaria é A2II?
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQuem gosta de pescar sabe!
ResponderExcluirSe baixos níveis de chumbo fossem tão fatais, não haveria pescador vivo. qual pescador nunca segurou a chumbada na boca?
Ou o chumbinho da espingarda de pressão?
Chumbo é um metal pesado que não sai do organismo e a longo prazo de acumulação provoca inúmeros problemas tanto a nível dos músculos órgão e neurológicos então por mais que empresas digam "nós mantemos o nível de acordo com o minimo exigido pela lei" não aceitem chumbo é prejudicial independente se a longo ou a curto, pois o que define o prejuízo é o volume acumulado no orgaanismo
ResponderExcluir